“Nuestro México”
Uma nova visaõ do mundo...
A nação mexicana é relativamente jovem, decorrente de cerca de 1821, quando o México conseguiu a independência do império espanhol, e é composta por muitos grupos étnicos distintos como os diversos povos indígenas e imigrantes europeus. A maioria dos mexicanos são mestiços e compõem o núcleo da identidade cultural do México.
Por outra perspectiva, podemos notar numerosas curiosidades sobre esse país, tanto cultural como política e econômica. Uma delas é a antiga construção da Pirâmide de Kukulcán, Deus da “Serpente Emplumada” na cidade de Lucatã, construída no século XXI.
Encontramos também pelos arredores do litoral mexicano a aterrorizante “Ilha das bonecas”, que inicialmente imaginamos ser um lugar maravilhoso e cheio de bonecas vestidas como princesas mas que na verdade são todas mutiladas e penduradas nas árvores da ilha. Conta a lenda que um homem viveu na ilha nos seus 50 anos de vida dedicando-se ao aperfeiçoamento e colocação das bonecas, pois ele queria agradar o espírito de uma garotinha que morreu afogada na ilha. Em 2001 esse mesmo homem foi encontrado afogado no mesmo lugar onde a garotinha havia morrido.
Outra construção interessante é o “Museu de Drogas”, é administrado pelas forças Armadas mexicanas e aberto somente para cadetes em formação e convidados selecionados. O “Museo de los Enervantes” apresenta a guerra contra as drogas em toda a sua feiúra e complexidade. Há uma sala dedicada às antigas origens do uso de drogas na Mesoamérica, como o uso de peiote e cogumelos alucinógenos pelos maias e astecas. Ela exibe placas que mostram todos o esforço já feito pelas forças armadas para deter a avalanche: extraindo plantas de maconha; revelando depósitos escondidos de cocaína e heroína.
Dentre da diversidade religiosa no país, uma das religiões mais antigas e ainda praticada é a do Toltecs. Os deuses preferidos do povo mexicano eram Tezcatlipo, Deus da lua minguante e também por vezes Deus do vento, e Huitzilopochtli, Deus da guerra.
Os astecas possuíam passagens como por exemplo a confissão, e a comunhão que consistia na imagem de Huitzilopochtli modelado com farinha amassada e sangue de crianças. Eles asseguram que o Deus nasceu completamente armado, matando logo sua irmã e expulsando de casa os seus quatrocentos irmãos.
Culinariamente falando, a comida típica tradicional mexicana muitas vezes é picante, então cuidado se não está acostumado à pimentas! Algumas comidas típicas incluem: Chicharrón, pele de porco frita, é muito crocante e, se bem preparada, ligeiramente oleosa; Enchiladas, tortillas macias recheadas de frango ou carne e cobertas com molho verde, vermelho ou mole. Algumas podem ter queijo derretido; Tacos, torillas recheadas com carna, frango desfiado, carnitas (carne de porco frito desfiado), lingua, cabeza (carne de crânio da vaca); Tamales, massa de milho com carne ou recheios vegetais; Quesadillas, queijo ou outros ingredientes grelhados entre tortillas; Carnitas, carne de porco frito.
Uma das principais cidades turísticas mexicanas é Acapulco, com lindas praias e sede de múltiplos eventos artísticos em nível internacional, assim também outras praias como Cancun e Puerto Vallarta.
Em meio a tanta diversidade cultural ainda podemos encontrar diversos conflitos e fatos aterrorizantes que marcaram o país, como o terremoto de 1985, com 8,1 graus na escala Richter, que matou 12 mil pessoas da Cidade Del México. O mais recente terremoto aconteceu em 2010 com 7,2 graus na escala Richter, abalando prédios e cortando a energia.
Por todos esses fatos e outros, podemos considerar o México como a segunda população mais rica da América Latina, com uma diversidade incrível e turisticamente muito procurada conseqüentemente. Vale a pena visitar e conhecer essa grandiosa civilização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário